quarta-feira, 9 de março de 2016

Rock Cordel #EditalJá!


O Rock Cordel já é um patrimônio imaterial de nossa Cidade e de nossa cena rock, então vamos apoiar essa iniciativa.
Abaixo segue texto divulgado por Amaudson da ACR

Edital de programação para grupos e curadores do programa Rock Cordel já!!!

Nós, abaixo assinados, viemos nos posicionar a respeito da postura, do direcionamento e da falta de transparência que o Rock Cordel tomou nos últimos meses.
Primeiramente, questionamos os critérios utilizados pelos responsáveis para a escolha dos grupos participantes, que não são claros e transparentes. De acordo com o Coordenador do Programa, André Marinho, cada mês, um produtor cultural da cidade é contratado pela coordenação musical do programa para indicar os grupos que irão participar, geralmente oriundos do seu cast ou do seu circulo de amizade. Ou seja, se existir um grupo novatos ou veteranos, que venham desenvolvendo algum trabalho e que não esteja inserido neste contexto, vão ficar de fora da programação.
Além disso, os grupos que participaram da edição de fevereiro de 2016 foram os mesmos que participaram da edição de outubro de 2015, ou seja, não houve renovação. Só fizeram copiar e colar. Percebe-se uma falta de zelo e de critérios na seleção dos grupos. O processo seletivo é pautado pelo interesse privado, pelo impulso afetivo e não pela transparência e trajetória dos artistas, critérios estes que deveriam ser levados em consideração por uma instituição pública como o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).
A duração do evento também é um problema que a coordenação do programa Rock Cordel parece não enxergar. O entorno do CCBNB possui problemas de segurança. Assaltos, tráfico de drogas e violência são frequentes por ali. Iniciar um evento às 14h e só finalizá-lo após às 22h é bastante prejudicial para o público, para os músicos e demais pessoas envolvidas no projeto.
Nesse contexto, muitos jovens que frequentam o Rock Cordel ficam expostos à ação de assaltantes, traficantes, vendedores de bebidas alcoólicas e aliciadores que se misturam ao público, na parte externa do Centro. Quanto mais demorado o evento, mais vulnerável estará o público.
Diante do exposto, sugerimos que o Rock Cordel possua um Edital de Seleção, tanto para grupos quanto para curadores, a exemplo do que ocorre em outros centros culturais de Fortaleza, do Estado do Ceará e do Brasil. Só assim, os grupos que não fazem parte do circulo de amizade dos selecionadores terão mais chance de participar da programação.
A diminuição na quantidade de grupos por edição seria outro fator importante. Uma programação quinzenal (ao invés de mensal), com quatro grupos por edição (ao invés de oito), funcionaria melhor.
Além de encurtar a duração do evento, preservaria a segurança dos frequentadores e pessoas ligadas direta ou indiretamente ao evento.
O Rock Cordel não é de uma pessoa só, é uma construção coletiva, um patrimônio que pertence aos músicos de Fortaleza, do Nordeste e do Brasil.
Queremos mudanças, já! #EditalJá
*Nota aprovada em reunião na Vila das Artes – Fortaleza – Ceará. Dia 7 de março de 2016.
Assinam a nota:
Bruno Andrade – banda Lavage
Rodrigo Monte – banda Thrunda
Gabriel Yang – banda Jardim de Ferro
Raphael Joer – banda Jack the Joker
Gandhi Guimarães – Coletivo Arquivo Underground
Otávio Medeiros – banda Thrunda
Taumaturgo Moura – banda Criokar
Vicente Ferreira – banda In No Sense
Gabriel Andrade – banda Coldness
Junior Vieira – banda Askencii
Fernando Pessoa – produtor cultural
Amaudson Ximenes – Conselho Municipal de Política Cultural – Conselho Estadual de Política Cultural – segmento: Música – banda Obskure
Adilson Silva – banda In No Sense
Carlos Ramos – banda Andes
Stone Falcão – banda Totem and Barrys
Jean Felipe – Produtor Cultural – selo musical Banana Seca
Edmundo Rodriguez – banda In Flame
Cícero Alexandre – banda The Good Garden – Espaço Cultural Toca The Good Garden
Link original:
https://www.facebook.com/ACRrock/photos/a.142461139201475.29919.142398349207754/930248240422757/?type=3&__mref=message_bubble


*Nos acompanhe através das redes
Facebook
Youtube
Instagram
SoundCloud

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...