quarta-feira, 3 de junho de 2015

GEORDIE: a fase Glam Rock de Brian Johnson do AC/DC


O Glam Rock foi amplamente divulgado por bandas norte-americanas que passavam pela Sunset Strip em Los Angeles nos anos oitenta, mas longe dali e muito tempo antes, essa história começava a ser difundida na Inglaterra por nomes como T – Rex, Slade, Mott The Hoople e Sweet. Próximo à fronteira da Escócia, mais precisamente na região de Newcastle (ING) alguns jovens se dedicavam ao Rock e apostavam numa chance de se tornarem estrelas. Foi pensando assim que o guitarrista Vic Malcolm depois de passar pelas bandas Influence, Yellow e Smokestack, convidou alguns amigos para formar um grupo em 1971. O primeiro a atender ao convite foi o vizinho Brian Johnson que se tornou vocalista; logo aderiram à ideia, Tom Hill (baixista) que era companheiro de Johnson numa banda chamada Buffalo, e Brian Gibson (baterista). Os quatro começaram a tocar em bares, escolas e até um lugares abertos sob o nome U.S.A. –, como todos os membros eram de Newcastle, resolveram mudar para Geordie que é um termo empregado informalmente às pessoas que nascem naquela região.


Gravaram uma fita demo e esta foi parar em Londres onde alguém da Red Bus Music International ouviu, gostou e a encaminhou para amigos seus da Regal Zonophone Records de onde saiu o primeiro single, Don’t Do That (1972). Em dezembro de 1972, o compacto chegou à 32ª posição do top 40 britânico. O resultado chamou a atenção da poderosa EMI que, imediatamente, fechou contrato com a banda.


O primeiro lançamento foi o LP Hope You Like It (1973) que emplacou o hit All Because Of You na 6ª posição do top 10 inglês em abril de 1973. Outros singles também fizeram sucesso como Can You Do It chegando ao top 20 em julho de 1973 e Geordie’s Lost His Liggie que se tornou obrigatória nos shows pela performance de Brian Johnson. Todas as músicas foram assinadas por Vic Malcolm que assumiria o posto de principal compositor. Com o aumento da fama o Geordie passava a fazer várias visitas à BBC Television, principalmente ao programa Top of the Pops, onde se apresentou mais de dez vezes.


O segundo álbum chamado Don't Be Fooled By The Name (1974) trouxe um cover para a emblemática canção House Of The Rising Sun do Animals, mas apesar de possuir outras ótimas músicas, nenhuma delas chegou a virar hit. Os resultados não foram iguais aos do primeiro álbum, mas a banda seguiu adiante cumprindo seus compromissos.


 Após dois anos passando por momentos regulares e outros tensos, o Geordie lança o álbum Save The World (1976); nesta época, Brian Johnson já pensava em outros projetos e, depois de uns poucos shows, terminou saindo da banda.



Sempre obstinado, Vic Malcolm renova os músicos com o vocalista Dave Ditchburn, o tecladista Alan Clark (que futuramente passaria a tocar com Dire Straits), Frank Gibbon (baixista) e o baterista George Defty. O quarto álbum, No Good Woman (1978) trazia músicas com a formação original, incluindo Johnson, e outras com os novos músicos, além de mais convidados. Naquele ano Brian Johnson montou uma nova banda que fazia shows como Geordie II ao lado de Derek Rootham (guitarra), Dave Robson (baixo) e Davy Whittaker (bateria) –, todos eles músicos participantes em No Good Woman. Brian chegou a assinar um contrato de gravação com sua banda em 1980, mas teve que quebrá-lo devido a um convite que recebeu e este mudaria a sua vida para sempre: ser vocalista do AC/DC.


Jonhson já era conhecido pelos integrantes da banda australiana; certa vez Malcolm Young ganhou de alguém um LP do Geordie e até se impressionou com Brian em palco ao vê-lo se contorcer e gritar compulsivamente. Depois ficaram sabendo que não se tratava de encenação, mas sim de um ataque de apendicite, o que fez ir às pressas para o hospital. Também houve um boato em que Bon Scott teria virado fã de Brain Johnson depois que sua antiga banda  Fraternity abrira um show para o Geordie no início dos anos 70.

Após uma parada, em 1982 Vic ressurge com o Geordie trazendo os primeiros membros, o vocalista Rob Turnbull e um segundo guitarrista David Stephenson. Esta formação lançou no ano seguinte o álbum No Sweat que foi aplaudido pelos críticos, mas empacou nas lojas. Insatisfeito, Vic vai embora e em 1985 o restante da banda muda o nome para Powerhouse, lançando um único álbum homônimo em 1986.


 Hoje, Vic Malcolm faz dupla com o vocalista Rick Mort no Dynamite que lançou em julho de 2014, o primeiro álbum Rock 'Til You Drop. Outro que continua na atividade de músico é o vocalista Rob Turnbull que, em 2013, passou a integrar a banda de Soul/Blues & Rock, Gadji.



De todos, o que se saiu mais bem sucedido foi Brian Johnson que, ainda em 1982, lançou a coletânea Strange Man com as músicas do Geordie, mas como carreira solo.


O vocalista aproveitou uma pausa do AC/DC em 2001 para chamar a formação que o acompanhou no Geordie II e, com isso, fizeram uma turnê pelo reino unido. Antes disso, Brian já havia promovido vários encontros com seus ex-colegas de banda. Ele sempre reconheceu a importância do Geordie para o mundo da música e para a sua vida. Um dos momentos mais nobres foi na estreia de seu programa Johnson's Rockers and Rollers na BBC Radio 2; o “locutor” tocou House Of The Rising Sun na versão do Geordie e aproveitou para contar várias histórias como apresentações em TVs da Bélgica e como conheceram Freddie Mercury do Queen


*Nos acompanhe através das redes
Facebook
Youtube
Instagram
SoundCloud

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...