sexta-feira, 27 de março de 2015

A FILANTROPIA DENTRO DO METAL CEARENSE

Mas por que dentro do Metal cearense? Bom, antes de tudo, o blog como o próprio nome sugere, é destinado principalmente ao cenário cearense, também porque – se tratando deste estado – é um assunto que não releva apenas à particularidade de um indivíduo rockeiro ou headbanger, mas abrange muitos grupos componentes desse “cenário” (oh palavrinha que está se tornando chata!).

Existe uma predominância ideológica entre os adeptos do Heavy Metal no Ceará, que faz revelar uma cena mais ligada à música extrema, ou seja, simpatia maior por bandas que usam em suas letras temas misantrópicos que, em quase sua totalidade, são formadas por estilos que vão do Thrash Metal ao Black Metal. Não é preciso ser nenhum antropólogo para entender que misantropia é a amargura, aversão ou ódio que o ser humano sente pela própria humanidade, portanto, o oposto de filantropia.

Uma parcela considerável de headbangers não apoia a troca de ingressos por alimentos ou outras instâncias que possibilitem o conforto de terceiros através de tal permuta. O ato em si caracteriza filantropia, o que é bastante ofensivo à pessoa que tomou como ideologia as várias mensagens de encartes de bandas das quais ele é “fã”. Mas até onde vai a verdade por trás de cada mensagem? Enfim, as pessoas têm o direito de pensar da forma que lhes convêm, seja de forma radical ou mais flexível.

Evento beneficente com bandas de renome do Metal cearense.


Festivais com troca de alimentos por parte do ingresso sempre foram uma realidade em Fortaleza. Nos anos 90 em outra cidade, Maracanaú, era praticamente nula a possibilidade de haver um evento Metal sem que o “quilo de alimento” estivesse figurado nos ‘flies’ de divulgação. Com isso faço outras perguntas: por que só agora nos tempos de internet, o headbanger resolveu raciocinar que “filantropia” e “Death Metal” não combinam? De certa forma, quem apregoa o fim da humanidade tem lá os seus motivos, motivos tais que o faz levar ao pé da letra tudo que se lê em um encarte de CD – consequentemente, aprofundamento em estudos misantrópicos fazem moldar ainda mais muitas personalidades, mas por que será que isso não foi entendido há 25 anos? Ou será que há 25 anos os bangers eram mais “atitude” do que “raciocínio”, portanto não perderiam tempo com tamanha bobagem, ou mesmo mais inocentes e não tinham idéia do erro “óbivio” que estavam cometento?

Show de um dos maiores ícones do Death Metal onde é solicitado 1kg de alimento acompanhado de um dos valores do ingresso.



Caro leitor, faça o que você acha correto, o importante é ser você. Não compactua? Ok, não vá a shows que querem ajudar a quem supostamente precisa. Se achares que uma contribuição como parte de sua entrada para ver o show esperado, não irá interferir nos seus propósitos, parabéns, você também está sendo autêntico. Vá pela sua lógica, ninguém mais pode se prejudicar ou se beneficiar com isso.

Por Leonardo M. Brauna

*Nos acompanhe através das redes
Facebook
Youtube
Instagram
SoundCloud

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...