sábado, 8 de novembro de 2014

F.O.S.: unindo forças contra o sistema


A banda de Crossover Thrash, F.O.S. (Fudendo O Sistema), vem trabalhando no cenário de Maracanaú há alguns anos e também se mantendo expressivamente com sua mensagem anti-sistema. Solicitada em alguns festivais realizados principalmente em Fortaleza, Pacatuba e Maracanaú, o F.O.S. pretende levar a sua música o mais longe que puder e, para isso, conta com apoio das pessoas que admiram o seu trabalho. Conversamos com o guitarrista Animal que fala mais sobre esse propósito e parceria em projetos que brevemente ganharão corpo.

Rock-CE: Apesar de uma das primeiras bandas Punk da região metropolitana de Fortaleza – Rejeitados – ter surgido em Maracanaú, a cidade nunca teve uma presença forte nesse cenário. Mesmo hoje, vocês são os únicos que têm mais profundidade nessa temática. A que se deve isso?
Animal: Isso se deve pela ideologia anarquista da banda. Porém, essa não é a única temática abordada nas letras. Procuramos abordar tudo àquilo que nos incomoda como desigualdade e preconceito, por exemplo, tentando combater as mazelas do sistema.

Coveiro (baterista), Animal (guitarrista) e Wlad (baixista e vocalista) Foto: Talita Turunen


Rock-CE: Nos anos 80 até o comecinho dos 90 existia certa hostilidade entre Punks e Bangers em Fortaleza. Alguns de vocês chegaram viver essa triste experiência na época?
Animal: Nunca passamos por nenhuma experiência desse tipo, mas infelizmente sabemos de inúmeras situações que aconteceram com amigos próximos a nós. Fazemos parte de um gênero musical que já sofre muito preconceito por parte da sociedade em geral, dentro do nosso movimento existir divisões e preconceito não me parece uma boa ideia, achamos isso completamente desnecessário.

Rock-CE: A F.O.S. não parece ter uma agenda cheia, mas é uma banda muito bem divulgada nas redes sociais e, com isso, vem levantando uma boa base de fãs. Até onde vai a importância desse tipo de divulgação?
Animal: Justamente por não termos uma agenda cheia ainda, essa divulgação é muito importante para mantermos o nome da banda em evidência, e sentimos que o público gosta dessa interação através das redes sociais, com isso mais apresentações estão aparecendo.

Rock-CE: Já que vocês, até agora, têm participado mais de eventos de Metal do que de gigs Punk, posso concluir que existe uma diversidade musical no gosto de cada integrante, estou certo?
Animal: Sim está! Existe uma boa diversidade no gosto musical de cada integrante, bandas como D.R.I, Discharge, Sarcófago, Ramones, Motörhead, Iron Maidem fazem parte do nosso dia a dia, no meu caso ouço muito Iced Earth, Misfits e Manowar, entre outras, acreditamos que essa variação de estilos ajuda muito para o desenvolvimento de nossas músicas.  

Foto: Germano Silva


Rock-CE: Horário Político e Vício têm pegada Punk Hardcore do início ao fim, Governo Sujo e Caos E Anarquia são Punk Rock em estado bruto, por que vocês se intitulam como Crossover?
Animal: Essas músicas citas são de uma época em que a banda tinha uma pegada mais Hardcore. Atualmente a F.O.S. tem uma influência mais Thrash Metal em suas músicas. Para o Split essas músicas foram revisadas sem perder a essência Punk Hardcore. Por isso nos consideramos Crossover, pois misturamos Punk, Hardcore e Thrash.

Rock-CE: Esse Split que você falou será lançado com a banda Faixa De Gaza e será o primeiro trabalho de vocês em conjunto. Qual a expectativa para esse lançamento?
Animal: São as melhores possíveis, pois além de ser o primeiro trabalho em conjunto, é nossa primeira demo. O único registro até então é nossa participação na coletânea ‘Maracanaú Rock Fest’ com duas faixas. Acreditamos que a banda atingirá um público que ainda não nos conhece e assim aumentando nossa visibilidade.

Foto: Germano Silva


Rock-CE: De onde partiu essa iniciativa?
Animal: Partiu da amizade de nosso baterista com o baterista do Faixa De Gaza. Eles vieram com a proposta do Split e os integrantes das duas bandas acharam a ideia muito interessante, e resolvemos colocá-la em prática.

Rock-CE: Quantas músicas inéditas figurarão nesse split?
Animal: Nesse split a F.O.S. terá seis faixas, três delas já estão disponíveis em nosso perfil no soundcloud e as demais serão inéditas. Porém todas elas estarão com uma pegada bem mais Crossover.

Rock-CE: Além do split, o que mais vem por aí de “batalha” nos próximos meses?
Animal: Temos show agendado para o dia 01 de dezembro, onde iremos abrir para os norte-ameircanos do Magrudergrind em Fortaleza, também estamos trabalhando em novas composições, temos espaço aberto para futuras apresentações. Tendo em vista uma extensão maior do nosso nome, estamos trabalhando em divulgação fora do país e já temos contato para uma entrevista em uma revista eletrônica da Suécia.

Foto: Germano Silva


Rock-CE: Pode deixar as considerações finais e desejamos sucesso na rotina da banda.

Animal: Queremos agradecer a todos que nos apóiam, a você Leonardo M. Brauna pela oportunidade e atenção com a F.O.S., a todos os produtores e organizadores de eventos que vêm nos dando oportunidade de mostrar nosso trabalho, também não podemos esquecer das bandas parceiras que sempre estão nos ajudando, são elas: Cold Lake, F-Zema, Nfúria e Faixa De Gaza, e a todos que estão nos ajudando nessa caminhada. Curtam nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/FOS-Fudendo-O-Sistema/, lá temos novidades sobre a banda. Esperamos fazer música de qualidade para conquistarmos a cada dia nosso espaço na cena Undergound. 


*Nos acompanhe através das redes
Facebook
Youtube
Instagram
SoundCloud

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...