domingo, 4 de agosto de 2013

Cobertura: PROJETO RIFFS DESPLUGADOS – SÁTIROS ACÚSTICO NA SARAIVA


Por: Jânio Florêncio

O silêncio aparente daquela Saraiva em pleno Shopping Iguatemi não duraria por muito tempo. Lá em cima, no espaço de eventos da imensa livroteca, alguns rapazes se espremiam em um palco mínimo. Um mínimo possível de rapazes que se ajustavam para iniciar um show desafiador para qualquer banda de rock. Um show acústico.

Sempre fico curioso acerca de shows dessa natureza, pois coloca o artista numa situação musical nada corriqueira. E ali, não foi diferente. Logo os efeitos dos pedais de Ravel Holanda deram lugar a um simples cabo plugado em seu “amp”. Dois timbres de violão, um de seis e um de doze cordas, eram seu aparato. Lá atrás, Álvaro Abreu controlava suas batidas e buscava a melhor forma de tocar os tambores de sua bateria naquele cubículo e à direita o talentosíssimo Jonas Monte regulava seus graves a fim de oferecer à banda mais uma execução primorosa dando cama para os Sátiros deitarem e rolarem.
O acústico se deu dentro dessa perspectiva onde, num espaço pouco maior que um quarto de casal, o bom rock ”a trois” atraía os olhares e os ouvidos de quem disputava um pedacinho de terra para ver a banda tocar.

Zé Ramalho se fez presente na voz peculiar de Ravel Holanda e abriu o espetáculo com beleza e vivacidade em “Noite Preta”. Em seguida os “hits” satíricos, como “Um Lugar”, “Vestido Azul” e “Por Alguém que Já se Foi”, iam compondo um setlist que se desenvolveu muito bem e permitiu que a platéia curtisse cada músico em sua interpretação e execução.

A cada canção, a verdade de Álvaro Abreu e Jonas Monte aveludava o momento, fazendo os Sátiros soarem como se fosse um show elétrico. É gostoso ver a energia dos caras, mesmo em se tratando de um show acústico que, muitas vezes e equivocadamente, dá uma impressão mais monótona. Que nada!

Convidaram ainda Belchior e, nos covers, agradavam ainda mais a platéia que ouvia a tudo com muita surpresa. Logo viriam duas das minhas preferidas: “Desencontro” e “Devaneios”, que estavam juntinhas no “set” e acabei agraciado com este instante.

E assim se deu. Os Sátiros ecoaram pela livraria e o bom rock cearense se fortaleceu ainda mais com mais esta opção de formato: bem feita, bem recebida e verdadeiramente promissora. Vida longa aos Sátiros!


Integrantes:
Ravel Holanda (Guitarra e Voz)
Jonas Monte (Baixo)
Álvaro Abreu (Bateria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...